Related Posts with Thumbnails

Niveladores de Piso é Aqui!

Casa container ( contêiner ). Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de construção?


No Brasil  a casa container ainda não é comum, no entanto a procura por este tipo de construção vem crescendo muito. 
Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos o preço dos contêineres reciclados subiu de R$ 3 mil para R$ 6 mil.
Os equipamentos de carga são usados para o transporte durante dez ou 15 anos.
A casa container é uma forma de reaproveitar este material, que além de ser mais sustentável, pode ser econômico.
As casas feitas de container duram até 90 anos e custam muito menos do que os materiais usados tradicionalmente para levantar uma casa.
Construir uma casa  container é como começar uma construção com 50% da casa pronta.
O corpo da casa já vem pronto.
Alem de um projeto arquitetônico,uma fundação para isolar o container do chão e os cortes e soldas para a abertura de portas e janelas,o restante da construção pode ser enquadrado como acabamento.

Um container já vem de fabrica com os quatro pilares e as quatro paredes sem a necessidade de pilares ou vigas de concreto.
A parte externa pode ser pintada ou revestida com inúmeros materiais,e a parte interna deve receber revestimento isolante antes da colocação do drywall.
A divisão dos ambientes internos também podem ser feitos de drywall. 
Vantagens da casa container 
Entre as vantagens da casa container a economia de aproximadamente 35% no custo total da residência, desde a fundação da casa até o revestimento externo.
A estrutura é muito forte, pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas, sua vida útil em construções pode durar até 90 anos.
Para a arquitetura, permite modularidade e grande flexibilidade, dado que as dimensões são padronizadas e as peças são facilmente encaixáveis entre si o que facilita a construção e/ ou montagem, permitindo diversas configurações.
Faça seu projeto com:












www.soscontainer.com.br

Agilidade na construção, leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.
Reutilização de materiais nobre descartável (containeres) o que proporciona economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água, ferro etc.
Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.
São leves, com isso podem ser facilmente transportados para qualquer lugar.
Podem ser facilmente levantados sobre estacas acima do nível do solo, útil principalmente em áreas com risco de inundação ou com dificuldades para aterrar/ fazer piso.
Respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem.
Dependendo, em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno são totalmente executados.
Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático: o projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático.
Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.
Reuso de água da chuva
Os projetos de casa container podem captar água da chuva pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.
Ventilação cruzada nos ambientes 
Na casa container ,são utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.

Conforto térmico
Uso de lã de PET é indispensável na casa container.
Entre a estrutura do contêiner e a parede há isolante térmico feito à base de garrafas PET.
Desvantagens da casa container 
O fato de ser fabricado em aço, que é um bom condutor de calor e péssimo isolante acústico exige acabamentos e revestimentos para garantir o conforto do usuário.
Por ser um material cujo manuseio e corte exige mão-de-obra especializada, isso pode encarecer os custos, porém, o custo total da obra continua sendo inferior a uma obra tradicional.
Necessita-se de equipamento especializado, como empilhadeiras e guindastes, para transportar, movimentar e auxiliar na montagem.

O uso de estrutura metálica em residência não é muito comum, o que pode dificultar na obtenção do aval de construção em alguns países.
Além da inexistência de legislação e normas que regulem o uso de contêiner para esse fim.
Possibilidade de contaminação tanto com relação a manutenção e produção do contêiner, como também em relação à carga que transportava anteriormente.
Por isso é necessário exigir do vendedor um documento que certifique que o contêiner adquirido nunca transportou produtos tóxicos ou prejudicial a saúde e mesmo assim recebeu tratamento adequado.

As adaptações de um contêiner para a arquitetura incluem o tratamento de isolamento, incorporando as questões térmica e acústica, o corte para portas e janelas para garantir  iluminação e ventilação adequada do espaço interior e os revestimentos internos, que incluem o piso e as paredes.
Quem procura morar em tais residências são pessoas que dão preferência por produtos sustentáveis e que também buscam economizar.
Veja outros exemplos de técnicas de construção não convencionais já postadas no O Azulejista:
O Azulejista:Casas feitas de isopor.
O Azulejista:Casa feita de pallets!
O Azulejista:Sistema construtivo de concreto PVC.

Esta matéria é uma parceria entre O Azulejista e Studio RYS
Gostou dessa matéria?
Cadastre seu e-mail para receber nossa matérias.
Deixe seu comentário,ou acesse nossas redes sociais.
Não deixe que seguir O Azulejista nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Banner Hotwords